Influência dos stakeholders na organização

Antes de saber identificar as influências dos stakeholders do seu projeto é preciso entender quem são eles.

Segundo o guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), as principais partes envolvidas de um projeto, são:

  • Gerente do projeto – indivíduo responsável pela gerência do projeto.
  • Cliente – indivíduo ou organização que fará uso do produto do projeto. Podem existir múltiplas camadas de clientes. Por exemplo, os clientes de um novo produto farmacêutico incluem os médicos que o prescrevem, os pacientes que o tomam e as companhias de seguro que pagam por ele.
  • Organização executora – empresa cujos funcionários estão mais diretamente envolvidos na execução do projeto.
  • Patrocinador – indivíduo ou grupo, dentro da organização executora, que provê os recursos financeiros, em dinheiro ou espécie, para o projeto. Existem diferentes nomes e categorias de partes envolvidas do projeto – interno e externo, proprietários e acionistas, fornecedores e empreiteiros, membros da equipe do projeto e seus familiares, agências do governo, agências de publicidade, cidadãos, intermediadores permanentes ou temporários e a sociedade em geral.

“Sabe-se que no projeto essas são as partes interessadas e é justamente essas pessoas e as organizações que podem ser afetadas direta ou indireta por um projeto, ou mesmo, as pessoas que mais influenciarão seus processos.” Fonte:Processo 13.1 do Guia PMBOK 

O processo de identificar pessoas, grupos ou organizações que podem impactar ou serem impactados por uma decisão, atividade ou resultado do projeto, tem que necessariamente ser realizado de inicio. O sucesso de um negócio ou a gestão de projetos está condicionado a influência dos stakholders, e seus impactos potenciais no projeto.

Quem são stakeholders?

O filósofo Robert Edward Freeman utilizou o termo stakeholders para caracterizar elementos essenciais ao planejamento estratégico de negócios e de maneira geral compreende-se todos os envolvidos em um processo e participação com foco nas partes interessadas, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização). Esses envolvidos do processo que tem influência podem ser os próprios gestores da empresa ou proprietários, seus funcionários. Também podem ser externos ou empresas e pessoas que estejam associadas a algum esquema ou ação.como clientes, como: fornecedores, concorrentes, ONGs, Sindicatos do seguimento, Mídias e até mesmo o Estado.

Seu grau de influência no projeto destacando se de forma direta ou indireta, ajuda, inclusive, na avaliação dos riscos de gerenciamento do projeto. Com isso o mapeamento correto dos stakeholders, com seus interesses e o seu grau de influência, podem ser o diferencial entre o sucesso e fracasso do processo.

Por exemplo: se o profissional não leva em conta um acionista da empresa, o qual tenha interesses divergentes aos que foi proposto, pode correr o risco de o projeto não alcançar êxito. Afinal, há a possibilidade do acionista em questão influenciar de forma negativa todo o desempenho do projeto.

Quais são os stakeholders-chave ?

Cada stakeholder apresenta um grau e importância com base na sua interferência, relevância, importância e influência sobre o projeto. Por exemplo, um grupo de moradores situados as margens do rio São Francisco que será canalizado (projeto de canalização), e o órgão regulador, responsável por conceder a licença ambiental para tal projeto, são bons exemplos de stakeholders-chave  ou ainda: um concorrente está prestes a lançar um produto muito similar àquele em que sua empresa está trabalhando. Como é visto os stakeholders-chave podem ser internos ou externos, é essencial não deixar de considerar sócios, investidores, colaboradores influentes, empresas concorrentes e órgãos governamentais como parte interessadas decisivas.

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Como identificar os stakeholders ?

Atribua a uma lista as possíveis partes interessadas, realize um brainstorming. Não importando a relevância de cada interesse  ou tipo de atuação que cada stakeholder exerce, basta que correspondam a pessoas ou organizações afetadas pelo empreendimento.

Para conseguir essas definições realize um benchmarking com a concorrência e conversas com o cliente podem auxiliar a fazer um melhor levantamento do público envolvido. Isso revelará se os stakeholder conflitantes que possam prejudicar o projeto, e assim você não será pego de surpresa. Também estabeleça os níveis de cada stakeholders do projeto.
Após saber as partes interessadas e seu nível de influência, classifique os stakeholders por ordem de importância, posteriormente, desenvolver um plano de ação ( ex: gestão de escopo) para cada um deles no sentido de mitigá-los.

Seguindo esses passos você conduzirá seu projeto de forma segura e com maior probabilidade de sucesso.

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