Qual é a relação entre Graduação e Pós Graduação?

Janeiro 8, 2018 por Anderson Portella

Para entendermos melhor, precisamos tirar uma dúvida comum que trata-se do questionamento: qualquer pessoa que realizou uma graduação / bacharelado ou licenciatura , pode fazer pós-graduação, seja ela stricto ou lato sensu, em qualquer área?

A resposta para essa pergunta é SIM. Modalidade stricto sensu diz respeito aos cursos de mestrado e doutorado, esses ambos são voltados para o ensino acadêmico e a pesquisa científica. Num exemplo clássico de caso possuir uma licenciatura e tiver interesse de atuar como professor universitário, para essa situação será necessário fazer uma especialização, mestrado ou doutorado.

ATENÇÃO: A admissão das Especializaçãoes, MBA’s, Pós Graduações, Doutorados e assim por diante, fica condicionada aos critérios da instituição de ensino que fará avaliação conforme a pontuação de seus curso, através do MEC. Visto que a formação do profissional influência diretamente na qualidade na pontuação do curso que se oferta pela instituição. Nos programas de mestrado e doutorado, é indispensável a apresentação de um projeto de pesquisa por parte dos proponentes.

Já a modalidade lato sensu diz respeito aos MBAs e especializações voltada ao mercado de trabalho. Por exemplo um servidor público  formado em contabilidade que atua na área de licitações públicas em uma determinada secretaria. É natural que ele busque especializações que lhe proporcionem as competências necessárias para desempenhar sua função da melhor forma possível, certo?  Nesse caso sua tendencia seria voltada à optar por um MBA de Gestão Pública e Projetos. Porém não quer dizer que necessariamente você é obrigado a seguir essa linhas, se caso a pessoa tenha uma aptidão para gestão de pessoas essa tem a oportunidade de seguir outra linha, pode optar por um MBA de Gestão Estratégica de Pessoas e Coaching. Nada impede de se ter uma formação em seguimentos diferente à sua área de formação.

Graduação

Em geral, o termo graduação está cotidianamente associado também à ideia de formação profissional de nível superior, técnico-científico.

  • Bacharelado: Habilita o seu titular a ser um Bacharel em diferentes áreas do conhecimento. Tem duração normal de quatro a seis anos e é oferecido na maioria das áreas de estudo em Artes, Segurança Pública, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Matemática, Ciências Naturais e nas profissões regulamentadas pelo Estado, por exemplo Administração, Arquitetura, Biologia, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Veterinária, entre outros que constam no cadastro de cursos superiores do MEC. Incluem-se entre os bacharelados aqueles cursos que concedem titulação profissional.
  • Licenciatura: Habilita o seu titular a ser professor além de ser um profissional da área de estudo específica cursada de acordo com as regulamentações exigidas por lei e conselhos profissionais das mesmas.Tem duração normal de quatro a cinco anos e é oferecido na maioria das áreas de estudo como em Artes, Biologia, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Engenharias, Enfermagem, Matemática, Psicologia, Segurança Pública. Quanto ao ensino, os profissionais desse grau podem atuar no Ensino Fundamental (séries finais), Ensino Médio ou Ensino Técnico e profissionalizante de aordo com as exigências institucionais.
  • Tecnologia: Habilita o seu titular a ser um Tecnólogo ou Tecnologista, ou seja, mão-de-obra Técnico-Científica especializada em diversas áreas do conhecimento, cobrindo demandas específicas do mercado.

(Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)

Pós Graduação

Formação acadêmica e profissional dá uma visão ampla sobre determinadas áreas de atuação oferecida e para aqueles que já concluíram um curso de graduação, os cursos posteriores de pós graduação trazem um afunilamento dessa perspectiva já obtida pela graduação.  Mas na verdade é que a escolha da Pós Graduação vai mas da carreira que você quer construir do que da graduação em si.

[/vc_column][/vc_row]

Deixe um Comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *