Programa de valorização do servidor público

Existe um paradigma sobre o servidor público que passa a falsa impressão de que o crescimento profissionalmente só de dá através de tempo de permanência e cumprindo os requisitos. Porém há outras formas que também são exploradas que serão ditas aqui.

Segundo presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Gleisson Cardoso Rubin essas outras metodologias exploradas, “são como uma carreira paralela, que funciona de modo semelhante à iniciativa privada: tratam-se de oportunidades em cargos de chefia e direção, conquistadas com bom desempenho, demonstrando liderança, trabalho em equipe e inteligência emocional. Apesar dos problemas, ele observa mudanças positivas na administração pública nos últimos tempos. De uns 15 anos para cá, as organizações têm absorvido a ideia de perseguição de metas e eficiência, o que se reflete em todos os aspectos, conta. Um dos grandes incentivos para a busca por melhores resultados é a chance de promoções.

 

Como o funcionário público pode usufruir da licença de capacitação ?

Segundo o Art. 10. Após cada quinquênio (5 anos) de efetivo exercício, o funcionário público poderá solicitar ao dirigente máximo do órgão ou da entidade onde se encontrar em exercício licença remunerada, por até três meses, para participar de ação de capacitação.

A licença para capacitação poderá ser parcelada, não podendo a menor parcela inferior a trinta dias e o total a ser usufruído poderá chegar a 3 meses.  A concessão da licença para capacitação fica condicionada ao planejamento interno da unidade organizacional, à oportunidade do afastamento e à relevância do curso ou da atividade para a instituição.

 

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  • Seminário “Como Se Tornar um Consultor”;
  • Políticas Públicas;
  • Direito Administrativo;
  • Contabilidade Pública;
  • Finanças e Orçamento Público;
  • Licitação Pública e Contratos;
  • Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • Planejamento Governamental;
  • Auditoria e Controladoria no Setor público;
  • Desenvolvimento de Projetos;
  • Regulação dos Serviços Públicos;
  • Coaching aplicado a Gestão Pública;
  • Temas Especiais em Gestão Pública I;
  • Temas Especiais em Gestão Pública II.

Segundo Edson de Carvalho Silva, autor do livro Serviço público: carreira ou estagnação (Editora Canal 6, 104 páginas)

“Os bons servidores carregam a repartição nas costas, enquanto os maus exemplos mancham a imagem dos demais. Muitos entram predispostos a se escorar porque sabem que terão estabilidade e não sentem que têm motivos para  se reciclar. Boa parte se esquece de que há chances de crescimento ao prestar um bom serviço. É um ambiente propício a picuinhas e é comum querer derrubar o chefe que exige qualidade. A presunção da impunidade e a escassez de um gestor que tenha coragem de combater esses indivíduos dificulta, mas, mesmo com processos administrativos burocráticos, vale a pena lutar para melhorar.”

O decreto 5.707/2006 vêm a favor desse aprimoramento dos servidores públicos e possibilitou a criação de uma Política Nacional de desenvolvimento de Pessoal e tem a finalidade de melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos servidores públicos prestados ao cidadão.

Para tanto é importante saber que as despesas para a capacitação (participação em MBA’s, Pós Graduação, especializações, congressos, seminários e eventos afins) poderão ser realizadas, especialmente  quando relacionadas a ações destinadas a redução de custos e  à formação do desenvolvimento de servidores públicos, incluídas na estrutura da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A qualificação do funcionário público afetas diretamente à melhoria na gestão dos recursos públicos, preservando justamente a ideia de otimização e racionalização desses recursos.

valorização do servidor publico

 

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