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Desenvolvidos especialmente para profissionais inovadores, a graduação da Estratego é tudo o que a sua carreira sempre quis.

Gestão de Recursos Humanos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tem por finalidade tanto qualificar os profissionais que já atuam na área de recursos humanos ou gestão de pessoas, quanto formar novos profissionais qualificados para atuação no mercado de trabalho, com entendimento em liderança, gestão e inovação, recrutamento, seleção e treinamento, rotinas de departamento de pessoal e legislação trabalhista e previdenciária, segurança e qualidade de vida no trabalho, motivação de equipes, gestão do conhecimento, dentre outros conceitos inerentes a essa área de atuação.

Os profissionais formados são capazes de atrair, aplicar, reter, desenvolver e monitorar talentos no que se refere à gestão de pessoas, tendo em vista que somente gestores preparados podem conduzir a empresa a seus objetivos estratégicos, gerando mudanças, riqueza e valor nas organizações.

Projeto Pedagógico do Curso

60 vagas

Endereço de funcionamento:

Maps and Flags free icon Tv. Castelo Branco, 834 • São Brás • Belém • Pará

O ambiente local e regional de atuação dos futuros profissionais em Gestão de Recursos Humanos é formado predominantemente, por micro, pequenas e médias empresas. Torna-se muito importante, portanto, analisar, compreender, apreender, discutir e reconhecer esse contexto local e regional, no processo de formação do futuro profissional em Gestão de Recursos Humanos visando qualificação e inserção no mercado de trabalho, buscando formar um profissional capaz de atuar em organizações de qualquer porte.

O curso de Tecnologia em Recursos Humanos tem como objetivo geral formar um gestor criativo e empreendedor que tenha visão de mercado, que seja socialmente responsável e com sólido conhecimento específico na área de Recursos humanos com a compreensão voltada para o processo tecnológico. O curso objetiva também aplicar métodos, técnicas e conceitos em gestão de pessoas, atento às mudanças econômicas e tecnológicas. O gestor em recursos humanos elaborará estudos na área, subsidiando assim o processo de tomada de decisões na empresa.

Como objetivos específicos, o curso pretende:

  • Propiciar a discussão de conceitos teóricos e aplicações de casos, exercícios e ilustrações de situações aplicadas a realidade organizacional;
  • Desenvolver conceitos e competências que possam auxiliar a análise e solução de problemas gerenciais e implementação eficaz de ações e estratégias no âmbito de atuação nas organizações;
  • Contribuir para a formação de profissionais capazes de organizar, dirigir, supervisionar e avaliar com competência as funções básicas do processo de gestão em recursos humanos nas micros, pequenas, médias e grandes empresas de serviços e indústrias.
  • Contribuir para a formação de um profissional criativo, crítico e reflexivo, com uma visão generalista e sistêmica do fenômeno organizacional.
  • Formar profissionais que possam agregar valor às organizações em que atuam, com visão empreendedora voltada para a geração de emprego e renda e à melhoria da qualidade de vida da sociedade.
  • Estimular o desenvolvimento humano do aluno, envolvendo-o na vida da Instituição a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel no exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental na Região Metropolitana de Belém/PA e no Estado.
  • Conduzir o aluno à prática da ética profissional e do respeito para com o ser humano, primando pela saúde, segurança e integridade física e mental das pessoas do seu ambiente de trabalho e da sociedade em geral.
  • Propiciar aos alunos o exercício da autonomia no aprender, estimulando constantemente o aprimoramento profissional por intermédio do desenvolvimento de competências e o aprofundamento por meio da educação continuada.
  • Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação entre alunos, professores e comunidade.
  • Formar cidadãos, aptos à utilização de recursos tecnológicos a fim de atender as demandas contemporâneas da sociedade.

O perfil do egresso do curso de Gestão em Recursos Humanos da ESTRATEGO visa formar um profissional que saiba selecionar, reter e desenvolver pessoas, atuando como mediador dos conflitos que ocorrem nas organizações, sendo empreendedor, criativo e líder, agindo de forma estratégica e crítica nos diversos segmentos empresariais. É imprescindível que realize tais atribuições avaliando o cenário econômico e as legislações aplicadas à área, utilizando tal conhecimento para também gerenciar as rotinas de pessoal.

Para o alcance deste perfil e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais – Resolução CNE/CP nº 3, de 18/12/2002 e o Art. 7º da referida, o curso objetiva a formação profissional que revele, em especial, as seguintes competências e habilidades do profissional de gestão de recursos humanos:

  • Atuar de forma criativa nas diversas áreas de aplicação da gestão de pessoas.
  • Elaborar um planejamento de gestão de pessoas para empresas de quaisquer setores a partir do entendimento e operacionalização das etapas do processo de gerenciamento de pessoal, utilizando princípios éticos e promovendo a gestão da responsabilidade socioambiental;
  • Gerenciar pessoas, de modo a contribuir na busca de soluções de forma inovadora;
  • Alavancar micro e pequenas empresas a partir da gestão de pessoas;
  • Tomar decisões em gestão de pessoas considerando o cenário econômico, os aspectos legais envolvidos e os relatórios internos da área;
  • Formar e liderar equipes de trabalho de alta qualidade e produtividade com conhecimentos de cultura e clima organizacional, compreendendo as relações de poder e instituindo mudanças favoráveis nas organizações;
  • Negociar com os colaboradores de forma produtiva, com responsabilidade de modo a resolver os conflitos;
  • Desenvolver, operacionalizar e aferir os processos de gestão de seleção, treinamento e desenvolvimento; gestão de carreiras, cargos, salários e benefícios; avaliação do desempenho humano; responsabilidade social corporativa; comunicação empresarial e estruturação de um planejamento estratégico de gestão de pessoas e capital humano.
  • Atuar de forma estratégica nas práticas das organizações, alinhando-as às suas condições e projetos.
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  • Articular o desenvolvimento e operacionalização dos processos de rotinas de pessoal, utilizando-se das novas tecnologias em gestão de pessoas.
  • Identificar e propor políticas de saúde e qualidade de vida no trabalho.

 

Em suma, o profissional formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos EaD está habilitado a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades voltadas à gestão de pessoas/recursos humanos das organizações, mantendo o domínio das técnicas e dos processos que permitam atender ou até antecipar- se às demandas do mercado, recorrendo a modelos de gestão inovadores, tendo sempre como condições precípuas a ética e a responsabilidade e socioambiental.

1º ANO

  • Métodos Quantitativos Aplicado (Carga horária: 80H)
  • Administração Geral (Carga horária: 80H)
  • Português Instrumental (Carga horária: 40H)

Subtotal: 200H

  • Planejamento e Controle Organizacional (Carga horária: 80H)
  • Fundamentos de Gestão de Pessoas (Carga horária: 40H)
  • Consultoria Empresarial (Carga horária: 40H)
  • Projetos Experimentais I: Consultoria e Diagnóstico Organizacional(Carga horária: 40H)

Subtotal: 200H

  • Introdução ao Direito (Carga horária: 80H)
  • Gestão de Projetos (Carga horária: 40H)
  • Fundamentos de Gestão Financeira (Carga horária: 40H)
  • Cultura, Sociedade e Ética (Carga horária: 40H)

Subtotal: 200H

  • Empreendedorismo e Plano de Negócios (Carga horária: 80H)
  • Gestão da Qualidade (Carga horária: 40H)
  • Modelagem e Gerenciamento de Processos (Carga horária: 40H)
  • Projetos Experimentais II: Modelagem de Negócios (Carga horária: 40H)

Subtotal: 200H

2º ANO

  • Recrutamento e Seleção (Carga horária: 80H)
  • Liderança e Desenvolvimento de equipes de Alta Performance (Carga horária: 40H)
  • Gestão do Conhecimento e do Capital Intelectual (Carga horária: 40H)
  • Legislação e Rotinas Trabalhistas (Carga horária: 40H)

Subtotal: 200H

  • Coaching Pessoal e Profissional (Carga horária: 80H)
  • Gestão de Carreiras e Outplacement (Carga horária: 40H)
  • Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (Carga horária: 40H)
  • Projetos Experimentais III: Práticas de Coaching (Carga horária: 40H)

Subtotal: 200H

  • Comportamento Humano e Organizacional (Carga horária: 80H)
  • Treinamento e Desenvolvimento (Carga horária: 40H)
  • Fisiologia do Coaching (Carga horária: 40H)
  • Eletiva (Carga horária: 40H)

Subtotal: 200H

  • Gestão de Cargos, Salários e Benefícios (Carga horária: 80H)
  • Avaliação de Desempenho (Carga horária: 40H)
  • Cultura e Clima Organizacional (Carga horária: 40H)
  • Projetos Experimentais IV: Cargos e Salários (Carga horária: 40H)

Subtotal: 200H

  • Atividades Complementares (Carga horária: 100H)

Eletivas

 

  • Direitos Humanos (Carga horária: 40H)
  • Marketing Pessoal (Carga horária: 40H)
  • Finanças Pessoais (Carga horária: 40H)
  • Coaching (Carga horária: 40H)
  • Gestão da Inovação (Carga horária: 40H)
  • Tecnologia da Informação Aplicada (Carga horária: 40H)
  • Temas Contemporâneos em Gestão (Carga horária: 40H)
  • Economia (Carga horária: 40H)
  • Libras (Carga horária: 40H)

 

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 1700H

TEMPO DE DURAÇÃO: 2 anos e 4 meses

Critério de avaliação

Provas presenciais e atividades formativas no AVA: exercícios, estudos de casos, participação em fóruns, que servem de avaliação do progresso e aprendizagem dos alunos; além da prova presencial que ocorrerá nos Polos credenciados ao final do módulo.

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Uma extraordinária equipe de profissionais ao seu alcance

Formada por uma seleta equipe de professores, consultores e executivos, na Estratego você estuda com quem realmente entende do assunto.

Equipe dos sonhos

Com um padrão de excelência internacional, a Estratego possui uma seleta equipe de professores especialistas, mestre e doutores com experiência nacional e internacional.

Em um marcado cada vez mas competitivo, ter profissionais que façam a diferença é imprescindivel para o sucesso das organizaçõpes. Por isto, a Estratego conta com profissionais qualificados que possibilitam aos alunos o desenvolvimento de soluções em um mercado local, nacional e internacional.

Herberth Henrique de Moura Cutrim – Mestre

(Coordenador do curso e do NDE) – Professor em tempo integral

É educador e administrador de empresas, especialista em Pesquisa Científica, MBA na Universidade de São Paulo – USP, especialista em administração e mestre em gestão pela Fundação Getúlio Vargas -FGV. Foi Project Manager Professional – PMP pelo Project Management Institute – PMI. , tem formação executiva na Columbia University. Atualmente é diretor acadêmico da Faculdade Estratego e presidente da International Association of Business Coaching.É educador e administrador de empresas, especialista em Pesquisa Científica, MBA na Universidade de São Paulo – USP, especialista em administração e mestre em gestão pela Fundação Getúlio Vargas -FGV. Foi Project Manager Professional – PMP pelo Project Management Institute – PMI. Atualmente é diretor acadêmico da Faculdade Estratego e presidente da International Association of Business Coaching.

Daniela Patrícia dos Santos Garcia – Mestre

Professora em tempo parcial

Possui graduação em Administração pela UFPE, possui 2 Especializações: MBA em Gestão Empresarial e MBA em Recursos humanos, pela fundação Getúlio Vargas, com Mestrado Profissional pela Pontificia universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui cursos de Master Coach pela SLAC (Sociedade Latino Americana de Coach). Atualmente é Diretora Geral do Sistema Ensino Physics em tempo integral, professora em 3 Instituições, ministrando 14 disciplinas para turmas de MBA na área de Gestão Empresarial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão em logística, Gestão Financeira e Controladoria e Gestão De marketing, Gestão de Docentes do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Direção de Ensino Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias gerenciais, finanças da escola;bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável;Conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico,planejamento escolar, liderança das equipes escolares…

Fernando Cabral de Melo Neto – Mestre

Professor em tempo parcial

Possui Graduação em Administração Geral pela UNAMA (Universidade da Amazônia, 2007) e Graduando em Ciências Contábeis na Faculdade Estácio FAP – PARÁ. Especialista em Logística (2008) e Gestão Financeira (2010) pela Estratego (Centro de Educação Corporativa), Mestrado em Gestão de Empresas pela UAA (Universidade Autônoma de Assunção, 2011) com processo de revalidação pela UnB (Universidade de Brasília) em andamento, e Doutorando em Administração pela UAA (2013). Também, professor do curso de Bacharelado em Administração na FEAPA (Faculdade de Estudos Avançados do Pará). Professor no curso de Administração e Contabilidade e em cursos de Pós-Graduação Latu Sensu, sendo também coordenador da Pós Graduação da Faculdade Estácio do Pará ? FAP. Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Administração Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: Logística, Marketing, Gestão de Estoque, Gestão Financeira, Motivação e Criatividade.

Heriberto Wagner Amanajas Pena – Doutor

Professor em tempo parcial

Possui Graduação e Mestrado em Economia, Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA/EMBRAPA, na linha de Agroecossistemas da Amazônia. Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade do Estado do Pará – UEPA, ministrou mais de 60 disciplinas em 16 anos de docência superior, exerceu docência na Universidade Federal do Pará ? UFPA entre 2005 e 2007, na Universidade da Amazônia entre 2006 e 2009, e mais e (três) instituições de Ensino Superior no Estado do Pará. Ainda na docência superior foi professor Titular da Faculdade DeVry, um dos 5 maiores grupos internacionais de Ensino Superior e foi Prof. Titular da Faculdade Estratego, exercendo além da docência, pesquisa e extensão, atividade de planejamento superior como membro do Núcleo Docente Estruturante-NDE. Dentre as principais atividades desempenhadas na docência superior estão: Ensino na Graduação, na Pós-Graduação, Líder do Grupo de Pesquisa, Membro do CONSUN, Integrantes da Comissão de Reestruturação Institucional da Universidade, Integrante da Comissão de PCCS, atuou como membro da Comissão Própria de Avaliação ? CPA, atuou como membro da Comissão de Ensino Pesquisa e Extensão ? CEPE, da IES FAMA, membro do Comitê de Ética na Pesquisa da UEPA,membro de banca examinadora de concursos públicos, publicou mais de 200 artigos científicos nacionais e internacionais, publicou 6 livros e escreveu mais de 6 capítulos de livros, publicou mais de 30 artigos em jornais de elevada circulação regional e nacional, participou mais de 15 congressos nacionais e internacionais com apresentação de trabalhos com premiações de melhor artigo científico do evento.

Tiago Herculano da Silva – Especialista

Professor em tempo integral

Possui graduação em Administração, MBA em Marketing e Gestão e Estratégica pela USP. Tem formação executiva no MIT – Massachusetts Institute of Technology. Possui experiência na área de marketing educacional, projetos e planejamento Estratégico. Atualmente é professor de MBA e ocupa o cargo executivo de diretor geral da Estratego Treinamentos Gerenciais.

Alana da Mota Salgado – Mestre

Professora em tempo parcial

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdades Integradas do Colégio Moderno – FICOM (1984). Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutorado em andamento em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociabilidade e Trabalho. Atualmente é professor adjunto I da Universidade da Amazônia – Unama.

Camila Alice da Silva Gomes – Mestre

Professora em tempo parcial

Graduada em Turismo e Especialista em Planejamento e Gestão do Ecoturismo na Amazônia pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará. Capacitada em Eventos pela Valeverde Agência de Viagens e Turismo, onde trabalhou como Executiva de Vendas e Operacional de Eventos. Capacitada em Gestão da Inovação pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/PA, onde trabalhou como Agente Local de Inovação – ALI. Atualmente é Assessora e Cerimonialista em Eventos Corporativos, Científicos e Sociais, Consultora em Desenvolvimento de Equipes e Professora nas áreas de Turismo, Administração e Gestão.

Ismael Oliveira Passos – Mestre

Professor em tempo parcial

Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará com ênfase em Fontes Alternativas de Energia e Desenvolvimento Sustentável. Mestre em Engenharia Elétrica pela UFPA. Engenheiro Eletricista formado pela UFPA em 2006 e Licenciado pleno em Matemática pela UEPA em 2009. Experiência docente na área de Engenharia Elétrica, Matemática pura e aplicada, Matemática Financeira, Estatística, Metodologia Científica e da Pesquisa. Orientador de projetos de iniciação científica júnior com participação em eventos regionais, nacionais e internacionais.

Jorge Haber Resque – Mestre

Professor em tempo parcial

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1985) ;possui Complementação Pedagógica em Língua Inglesa (Michigan e Resolução – CFE) pela UFPa (1989); Especialização em “Ensino de Língua Inglesa como Língua Estrangeira (UNAMA – 2002); Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2010); possui Graduação em Letras pela Universidade Católica de Brasília (2015). Atualmente é professor do curso de letras da Faculdade Brasil-Amazônia – FIBRA, na área de língua, literatura e metodologia.

Jose Carlos Reston Filho – Doutor

Professor em tempo parcial

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (1998), especialização em Gerência Financeira e Estratégias Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (1999) e Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPA. É professor Adjunto I do Departamento de Engenharia de Produção da UFAM onde ministra as disciplinas Engenharia de Segurança e Ergonomia. Desenvolve Estudos de aplicação prática dos algoritmos genéticos, da lógica difusa e Redes Neurais nos processos de tomada de decisão em ambiente empresarial.

Mario Augusto da Silva Botelho – Mestre

Professor em tempo parcial

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (1997), É pós-graduado pela UFSC/CIESA em MBA Executivo, possui mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é Coordenador de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Ideal (FACI-DeVry). Ocupou nesta mesma Instituição a função de Coordenador acadêmico dos cursos tecnológicos (2015) de Processos Gerenciais e Gestão Financeira, onde foi avaliado pelo Ministério da Educação com nota 4,0. Exerce também a função de professor de graduação e pós-graduação nesta referida instituição. Desempenha o papel de professor responsável pela reformulação das ementas de algumas disciplinas na área de negócios dos cursos tecnológicos e de administração. É professor Pesquisador das áreas de planejamento estratégico, Inovação e desenvolvimento de pessoas. Ocupou o cargo de Diretor acadêmico (2005) na Faculdade de Estudos Avançados do Pará, onde alcançou os conceitos 5 nos cursos de Administração e Contábeis e 4,0 nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Sistema de Informação. Foi professor responsável pela empresa júnior Faculdade Ideal (2009/2011). É consultor de empresas nas áreas de planejamento estratégico e reestruturação empresarial, desenvolveu consultorias na área de pesquisa de mercado.

Paulo Roberto Arévalo Barros Filho – Mestre

Professor em tempo parcial

Possui graduação no Curso de Direito pela Universidade da Amazônia (2002) e Mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade da Amazônia (2009). É Professor Universitário do Curso de Direito na Universidade da Amazônia. Atualmente é Assessor Jurídico/ Chefe do Nucleo Jurídico da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Pará-ARCON, além de Conselheiro do Conselho de Regulação dos Serviços Públicos do Estado do Pará-CONERC e Advogado – Banco do Estado do Pará, aprovado em Concurso Público. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual do Trabalho e Processo Civil. É titular do escritório Paulo Arevalo Advocacia, é autor do Livro A Tutela Antecipada no Processo do Trabalho, Editado pela Editora CEJUP.É corretor de Imóveis devidamente inscrito no Conselho de Corretores de Imóveis do Estado do Pará

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Investimento:

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Inscrições:

As inscrições podem ser realizadas em nosso escritório, ou através da solicitação de um consultor de vendas que irá ao encontro do cliente para dirimir quaisquer dúvidas e efetivar a sua inscrição.

Documentos necessários:

1 – RG;
2 – CPF;
3 – Diploma da Graduação;
4 – Histórico da Graduação
5 – Currículo;
6 – Comprovante de Residência.

Atendimento:

Segunda à Sexta – 8:00 às 20:00.
Sábado – 8:00 às 12:00.