Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior

Entender como funciona uma Instituição de Ensino é mais que ter um bom projeto pedagógico e bons professores. Mas tem um outro lado que toda instituição de ensino precisa lidar: Gestão, Processos e Pessoas. Descubra como Realizar uma Gestão Educacional Moderna e Como Se Tornar um Docente de Alta Performance.

PÚBLICO-ALVO

Professores, pedagogos, psicólogos, licenciados em diferentes áreas do conhecimento, graduados em outros cursos, interessados em aprimorar conhecimentos sobre sistemas de ensino na gestão educacional, que atuem em instituições de ensino ou em contextos não educacionais que requerem uma intervenção educativa.

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar os profissionais para o entendimento das técnicas de gestão educacional e seu impacto na instituição de ensino.
Irá aprender sobre técnicas de aprendizagem, gestão de pessoas e recursos, conhecendo métodos de liderança e como coordenar equipes. Além de apresentar uma nova forma de conduzir suas aulas.
Apresentando técnicas inovadoras e que visam o desenvolvimento do aluno, você vai estudar temas relacionados a comportamento, administração e pedagogia.

Conheça a Sua Jornada da Pós-graduação em Gestão Educacional e Docência do Ensino Básico e Superior

Inicio da Jornada
Avaliação da Aprendizagem do Ensino
Avaliação Institucional e Inspeção Escolar
Currículos e Programas
Didática no Ensino
Gestão Educacional na Modernidade
Prática de Ensino
Práticas Pedagógicas do Gestor Educacional
Certificado de Conclusão
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

SUA JORNADA EM DETALHES

Descubra o que VOCÊ irá aprender em cada etapa de seu curso.(Grade Curricular)

Avaliação da Aprendizagem do Ensino

Este módulo tem finalidade de apresentar a importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem, analisando as principais concepções e práticas da avaliação da aprendizagem. O aluno irá aprender a realizar o plano de avaliação: preparação, aplicação, análise e ação.
Neste módulo será possível compreender os desafios à prática docente no ato avaliativo: relacionando a avaliação ao ensino, possibilitando transparência nos critérios avaliativos, transformando a avaliação num instrumento de apoio à formação continuada e produzindo instrumentos de avaliação diversos e precisos.

Avaliação Institucional e Inspeção Escolar

Histórico da avaliação institucional. Legislação, objetivos, princípios, características, funções e compromisso social da avaliação. Política pública e educacional como objetos de avaliação. Avaliação institucional como procedimento de avaliação interna e externa. Esboço Histórico da Inspeção Escolar. A Inspeção Escolar Face aos Novos Paradigmas. A Escola e comunidade escolar.

Currículos e Programas

A disciplina busca apresentar ao aluno a função do currículo, visando trabalhar o conhecimento sistematizado, a formação do conhecimento, a formação da política educacional no cotidiano da escola e da legislação. Além de se compreender como desenvolver políticas curriculares, bem como cada concepção do currículo irá trabalhar o conhecimento e o conteúdo de forma diversificada.

Didática no Ensino

Nessa disciplina será apresentado o objeto de estuda da didática, suas definições e aplicações, além dos conceitos e principais concepções que envolvem os fundamentos de didática. Os alunos irão compreender a importância da didática no ensino e utilizar técnicas e métodos de ensino-aprendizagem, além de relacionar a formação e o papel docente com a didática no ensino.

Gestão Educacional na Modernidade

Fundamentos e Princípios da Educação e da Gestão Educacional; Os desafios e impacto do modelo da administração empresarial sobre a organização escolar. análise de políticas educacionais no contexto das políticas públicas e seus reflexos na Escola; A evolução da gestão educacional a partir de mudança paradigmática; A gestão democrática é um processo de aprendizado coletivo; Gestão democrática: Complexidades X diretrizes; Organização do trabalho na escola; Reforma no estado e implicações para a gestão educacional; Gestão democrática da educação pública; Novo Perfil do Gestor.

Prática de Ensino

O Planejamento Educacional: de currículo e de ensino. O plano de curso, de unidade e de aula. Objetivos de ensino. Tipos de avaliação: informal e formal. A concepção do processo educacional, enfocando os aspectos psicoafetivos e a formação humana do professor como ferramenta da consolidação da prática docente. Concepções e práticas reflexivas em Educação. Promover reflexão crítica e fundamentada sobre temas e práticas relacionadas com a vida nas escolas. A compreensão dos desafios atuais enfrentados pelo professor, em particular, e ao processo educativo em geral, bem como sobre a concepção de processos formativos baseados na reflexão da prática docente.

Práticas Pedagógicas do Gestor Educacional

A disciplina aborda os princípios e bases da gestão democrática: a função do gestor e a organização da gestão escolar: prática de gestão coletiva. Como um dos principais objetivos pretende-se demonstrar um contexto geral da direção e supervisão no meio educacional. Ao estudar os tópicos, os alunos poderão ser capaz entender o papel orientador de um gestor, a função de um diretor escolar e compreender atenção e importância que precisa ser prestada em todo processo de ensino de aprendizagem e os indivíduos que estão envolvidos nesse processo.

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Desenvolvimento e aprendizagem: conceitos e teorias. Fatores fundamentais do desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida escolar, cognitiva, emocional, social e física. Conhecimento sobre os aspectos psicológicos subjacentes às práticas educativas desenvolvidas na aprendizagem da criança, adolescente e adulto. O processo da psicologia no contexto escolar no processo de orientação, intervenção e promoção do sucesso escolar.

SAV: SUA SALA DE AULA VIRTUAL

Comunicação ágil:
Suporte rápido da instituição direto na plataforma.
Ambiente adaptável:
Ferramentas de contraste e tamanho para mudar quando quiser.
Moderno e fácil de usar:
Layout simples e várias funcionalidades ao seu alcance.
Os melhores professores do Brasil, sempre ao seu alcance.

CONTEÚDOS VALIOSOS QUE VÃO ALÉM DE VIDEOAULAS

Lives, podcasts, ebooks e outros materiais pensados para corroborar uma educação de qualidade com um aprendizado mais fluído.

O que estão falando sobre a Estratego

Invista agora na sua carreira

ONLINE

Taxa de Matrícula

R$ 499,00

E parcelas em até 15x de

R$ 499,00

AULAS 100% ONLINE

Sem exigência de encontros presenciais

DURAÇÃO:
12 meses

HÍBRIDO

Taxa de Matrícula

R$ 599,00

E parcelas em até 15x de

R$ 599,00

TURMAS NOVAS:

Belém/PA: Jan/22
Recife/PE: Jan/22
São Paulo/SP: Jan/22

DURAÇÃO:
12 meses

PRESENCIAL

Taxa de Matrícula

R$ 599,00

E parcelas em até 15x de

R$ 599,00

TURMAS NOVAS:

Belém/PA: Jan/22
Recife/PE: Jan/22
São Paulo/SP: Jan/22

DURAÇÃO:
12 meses