Acreditamos que a Educação é para Todos!
E que cada educador pode ser um agente de transformação. Você Deseja ser um agente de transformação através da Educação? Quer se juntar neste propósito com a gente? Se você acha que pode fazer mais e também quer mudar o jeito como a educação acontece atualmente, no Brasil, Venha conosco e Obtenha uma formação que trará um Diferencial para seu Currículo e será de grande importância em sua trajetória profissional e na de seus alunos.
Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, líderes e professores imersos no universo da educação que busquem ampliar seus conhecimentos sobre processos de aprendizagem e são comprometidos com questões pertinentes à inclusão e dificuldades de ensino-aprendizagem ou que tenham o interesse de compreender a educação especial e inclusiva e LIBRAS.
Capacitar profissionais para atuar de forma crítica e competente diante das necessidades especiais e utilização da LIBRAS.
Abordando aspectos afetivos, relacionais e sociais diante da diferença, com o foco no papel da escola frente à concepção inclusiva e abrangendo concepções atuais sobre a educação.
Descubra o que VOCÊ irá aprender em cada etapa de seu curso.(Grade Curricular)
O objetivo deste módulo é apresentar a contextualização das altas habilidades e suas concepções, identificando as características gerais de comportamento e aprendizagem, mitos e problemas que podem estar associados a estudantes superdotados. O aluno também irá compreender e aprender a desenvolver o processo de identificação das necessidades educacionais dos estudantes dos estudantes e as alternativas de atendimento.
A disciplina visa apresentar ao aluno a importância de aprofundar estudos sobre as deficiências múltiplas e os processos de intervenção e atuação da educação especial no atendimento educacional.
Aprofundar o conhecimento histórico até os dias atuais do que é educação especial, como ela se dá no Brasil principalmente na perspectiva inclusiva. As concepções sobre deficiência e o estigma de identidade social do deficiente. A formação continuada e os desafios do docente da educação especial no cenário inclusivo. Políticas Públicas, Leis e Diretrizes da educação especial. As interações sociais, familiar e escolar no desenvolvimento de crianças com e sem deficiência; a Inclusão escolar, ensino colaborativo, perspectivas e sua efetivação.
Nessa disciplina será primeiramente abordada uma reflexão sobre os surdos e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em três dimensões: linguística, cultural e identitária. Outros aspectos relacionados serão abordados, como a visão sócio-antropológica da Surdez e seus aspectos históricos da Educação de Surdos e da formação da Libras. Os alunos também irão compreender por que os surdos possuem uma cultura própria e suas várias identidades que os constituem como sujeitos. Além disso, aprenderão como os surdos se relacionam e aprendem outras línguas e idiomas e as relações entre surdos e ouvintes (educador, intérprete e família) e seu reflexo no contexto educacional.
Desenvolvimento sistemático das práticas de compreensão da Libras e produção de diálogos de áreas específicas do conhecimento. Aprofundamento de estruturas gramaticais e do léxico de especialidade. Uso de funções comunicativas, em nível pré-avançado.
Um dos primeiros temas que a disciplina irá abordar será “Quando o lúdico começou a ser inserido na educação?” para levar a compreensão de como chegamos a usar os recursos e metodologias lúdicas que temos hoje na escola; a importância do brincar e valorização das experiências da vida cotidiana para sala de aula. Também, quais os principais objetivos no lúdico na aprendizagem; a alfabetização através do lúdico e o desenvolvimento de importantes capacidades, como a socialização, criatividade e memorização, por exemplo. O desenvolvimento cognitivo através da ludicidade e o papel do professor nesse contexto de construção de conceitos pelos alunos por meio da experimentação. Além disso, os alunos poderão conhecer quais os resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem a partir do lúdico.
Compreender os principais tipos de transtornos que podem limitar ou comprometer o aprender;
Conceituação e classificação das dificuldades de aprendizagem. Fatores associados às dificuldades de aprendizagem: contexto social, fatores intra-escolares, relação professor aluno, fatores pessoais. Delimitações entre transtornos do desenvolvimento, comportamento e dificuldades de aprendizagem. Dislexia e discalculia: avaliação e intervenção. Impactos psicossociais das dificuldades de aprendizagem.
Desenvolvimento e aprendizagem: conceitos e teorias. Fatores fundamentais do desenvolvimento nas diferentes dimensões da vida escolar, cognitiva, emocional, social e física. Conhecimento sobre os aspectos psicológicos subjacentes às práticas educativas desenvolvidas na aprendizagem da criança, adolescente e adulto. O processo da psicologia no contexto escolar no processo de orientação, intervenção e promoção do sucesso escolar.
Lives, podcasts, ebooks e outros materiais pensados para corroborar uma educação de qualidade com um aprendizado mais fluído.
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